Nirvana é uma produção italiana, de ficção científica,
lançado no ano de 1997. No filme, Christopher Lambert
interpreta Jimi. Um homem rico e solitário, que trabalha como programador de
vídeo games em uma multinacional. Quando Jimi estava fazendo os últimos acertos
em um de seus jogos, descobre que um vírus entrou no computador e estava
afetando o herói do jogo, Solo. Ele desenvolveu a capacidade de pensar e agir
por si próprio. Para impedir que um problema grave ocorra, Jimi precisava
encontrar um “hacker” que conseguisse entrar nos
dados da empresa para destruir o jogo. O incrível é que de uma hora para outra,
tudo parece ser muito real.
Para
destruir o jogo, ele precisa invadir o sistema da corporação. A partir daí, ele
se desloca para parte “favela” da cidade, onde conhece o hacker Joystick. Este,
que era a única ligação dele com a namorada, Lisa, que tinha morrido.
Inconformado com a morte dela, Jimi vê neste meio virtual, uma maneira de
descobrir toda realidade acerca do acontecido. Eles elaboram um projeto para
invadir o sistema da empresa. Ao longo desta luta, eles conhecem uma
especialista em computador, que tem uma maneira de trazer Lisa para Jimi.
Alguns agentes os seguem e vira uma tremenda luta em busca da destruição deste
vírus e do cancelamento do jogo.
A
especialista em computador mostra a Jimi uma maneira para que ele encontre
Lisa. Ela implanta uma espécie de chip nela mesma a ponto de ele ver nela, a
namorada. Eles acabam tendo relações e ele sente Lisa por perto e descobre o
que realmente havia acontecido. Enfim, após vários “altos e baixos”, Jimi
consegue deletar o jogo e salvá-lo de um possível desastre. Ele perdeu uma
fortuna, mais preferiu agir com seu lado humano.
Apesar
de ser uma obra cinematográfica incrível, com efeitos surpreendentes e imagem
perfeita, o filme ultrapassa as barreiras entre a FANTASIA e REALIDADE. Apesar
de ser lançado no ano de 1997, o filme abrange uma tecnologia que nem em 2012
estamos vendo. Nota-se que os computadores e aparelhos tecnológicos são
antigos. A meu ver, naquele ano, apesar de ter uma visão abrangente sobre tais
tecnologias, os recursos o impediriam de criar um jogo tão parecido com a
realidade e tão “rico” em recursos tecnológicos.
Nirvana
é o nome do jogo. De inicio pensei que houvesse alguma relação com a banda
Nirvana e Kurt Cobain. Pensei que contasse a
história da banda e dos seus integrantes. Porém, as relações que observei são o
uso excessivo de drogas, como maconha e cocaína e que assim como a banda
Nirvana, todo esse mundo era muito louco, feito de viagens e aventuras. Além da
trilha sonora que inspirava a banda.
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