O trabalho elaborado por Schimitt e Francisco Fialho, nos propõe uma reflexão sobre os avanços da internet, conduz nos a pensar uma nova maneira de fazer jornalismo. Essas novas esferas sociais, vem basicamente propagando informações, ou seja, os Blogs vêm se expandindo de forma avassaladora e cada vez mais surgem repórteres amadores que de algum modo tentam prender a atenção do internauta e acabam se definindo não só por tratar de algum assunto, fazendo com que seu Blog não só funcione como uma espécie de Diário, mas sim de informações especificas. A questão é que essa nova maneira caracteriza o Jornalismo Opinativo, por exemplo, na Web o repórter amador tem livre arbítrio para expressar seu ponto de vista, pois há uma regra que ele tenha que cumprir.
Desse modo, traçamos um paralelo com a forma certa de fazer Jornalismo, podemos dizer assim, o profissional não pode apenas selecionar a pauta e produzir uma matéria de qualquer jeito em seguida publicá - la. Ao contrário, precisa, necessariamente de cautela, fontes de informações seguras, autorização para publicação e nenhum momento tomar partido sobre algo abordado. Esse trabalho acontece freqüentemente nas mídias tradicionais, pois o jornalista é vedado em alguns aspectos.
No entanto, não podemos comparar as formas de se fazer jornalismo para mídias sociais e as tradicionais, traçando um paralelo, é que faz sentido citar “a cauda longa do tempo” e “a cauda longa da abundância de conteúdo. A primeira são notícias de relevância duradouras, que a longo prazo se tornarão mais importantes que a notícias de Ultima Hora, dessa forma havendo a troca nos valores - notícias. A segunda são excessos de informações, nem sempre seguras e que de certo modo, mesmo sendo, a expansão de páginas na web está fazendo com que as pessoas não distingam um Jornal on-line de um Blog, melhor “os blogs e o jornalismo “são duas áreas distintas, que não devem ser confundidas, apesar de poderem ser complementares ou até alternativas.
O acesso a informação através da internet ficou tão prático, que quase no mesmo instante que acontece algo relevante no município, podemos saciar nossa curiosidade via web. O problema é que os sites de notícias do município não acordaram para realidade, não se dando conta dos benefícios que a internet pode trazer. Digo isso, após observar o site TVinet, esse é um site que deriva de um canal local que a TV Integração tem no município, várias matérias exposta na página web, estão desatualizada, são matérias totalmente frias, que tem em média 10 a 20 dias. Então neste caso, é recomendável a população assistir a programação diária, e caso tenha dúvida utilize do site para rever matérias já publicadas, o que não deixa de ser um beneficio que a internet propõe.
O site JornalComTexto, é também versão digital, pois há versão impressa, no entanto a tempos que não vejo circulando na região, até o momento não tenho informação se foi extinto ou venha ser. Por ser um jornal local, há poucas matérias publicadas de interesse dos munícipes da região, há várias matérias nacionais, neste caso, deixa um pouco a desejar o que faz com que os internautas acessem pouco, levando em consideração a demora na atualização também.
O site AndredaFM, talvez seja o mais atualizado com freqüência, sem contar que possui mais matérias de interesse locais. É o único que oferece o mural de recados “a Voz do Internauta” espaço que possibilita o público expor suas opiniões de livre e espontânea vontade.
Enfim, os três necessitam de melhorias, bem como, agilidade ao levar informação, credibilidade, ética e ainda, algumas mudanças técnicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário